Visita de Turistas Estrangeiros

Turistas Estrangeiros na Aldeia Hawalorá

Aldeia Hawalorá - MT, 30 de julho de 2025

A visita de turista na Aldeia Hawalora, no dia 30 de julho de 2025. A comunidade Indigena Karajá receberam os turistas estrangeiros e consideram como grande oportunidade de mostra a cultura do povo INỸ, e também a oportunidade de apoio para seu projeto social como ecoturismo para atender os turistas como estrutura adequada para mostra mais cultura milenar do povo Karajá.

Como a dança myrasi que pode dançar junto com os turistas e apresentar a comida típica e bebida do povo. E ainda, a demonstra de casamento tradicional celebrando a união na formação de uma família nas aldeias.

Na Terra Indígena Tapirapé/Karajá se encontra a montanha histórica que é o local de sobrevivencia do nosso antepassado onde o nosso ancestral sobreviveram na época do enchente. A história é contada de geração para geração do povo Karajá.

A história pode ser ouvida no canal de Youtube “Mundo Encantado do Povo INỸ”. Clicar aqui para ver a visita de turistas no canal: Clicar Aqui

Preservação e Fortalecimento da identidade

RAHETO - Resistência do Povo Karajá

Aldeia Itxalá - MT, 30 de julho de 2025.

Povo Karajá se autodenomina INῩ, que significa indivíduo, gente de verdade. Este povo pertence ao tronco Macro – Jê, e são falantes de sua língua de INῩ – RYBÈ que é a língua materna. Os adultos são bilíngues falam a língua materna e utilizam do português para se comunicar com a sociedade não indígena. O grande desafio é manter a cultura viva iminente do risco de perda de conhecimento e de saberes tradicionais. Apesar dificuldade da iniciativa, povo Karajá mantenha a sua história rica em tradições orais, onde a dança e o canto desempenha um papel central em suas cerimônias e as celebrações. No entanto, devido a vários fatores, incluindo a influência de culturas externas e a falta de incentivo à transmissão dos saberes tradicionais, essas expressões culturais está enfrentando um declínio preocupante.

A preservação e fortalecimento da identidade cultural dos povos indígenas são aspectos fundamentais para a manutenção da diversidade cultural brasileira.

A riqueza da tradição do povo Karajá, é tão importante como a festa de Aruanã que recebe o ciclo de dança na aldeia, marcando o inicio da fatura com comemoração. Esta celebração milenar, realizada em qualquer época na aldeia.

Tradição do Povo Karajá

A riqueza da tradição do Povo das Àguas

A história da Comunidade Indigena Karajá

Aldeia Hãwãlòra, localizada no município de Santa Terezinha-MT, recebeu a visita de turistas estrangeiros interessados em conhecer a cultura do povo Karajá (INỸ).

Fundada em 2004 por duas famílias INỸ em busca da preservação da língua e tradições culturais, a comunidade surgiu em condições precárias, mas conquistou infraestrutura básica e reconhecimento institucional. Aldeia Hãwãlòra tem escola, posto de saúde, água encanada e apoio de órgãos como FUNAI e DSEI - Araguaia.

Atualmente com cerca de 150 habitantes distribuídos em 39 famílias, a aldeia se destaca pela resistência cultural e pela valorização da história de seu povo. A visita internacional reforça o interesse global pelas culturas indígenas e fortalece o protagonismo do povo Karajá na preservação de seu patrimônio imaterial.

A Comunidade Karajá (INỸ) destaca pela trajetória de luta na implantação de sua própria escola. Após três anos utilizando uma escola vizinha, as aulas na aldeia começaram em 2007, com apenas um professor e turmas multisseriadas. A escola, fruto do esforço coletivo, hoje busca fortalecer a formação dos alunos com foco na valorização da língua materna e dos saberes tradicionais INỸ.

Projeto pedagógico prioriza o ensino da escrita na língua indígena, visando preservar e registrar a cultura local, respeitando a realidade sociolinguística da comunidade. A visita internacional evidenciou o protagonismo educacional da Aldeia Hãwãlòra, reforçando o compromisso do povo Karajá com a educação intercultural e a preservação de sua identidade.

Aldeia Hãwãlòra — Pequeno Morro, Grande Cultura Karajá

Clicar aqui para conhecer mais Aldeia Hãwãlòra Vive: Tradição Karajá em Festa e Resistência